Menu
A+ A A-

Des. José Fernandes Filho - TJMG

Des_FernandesFilho1

Magistrado e professor universitário, natural de Bambuí-MG, nasceu em 31 de outubro de 1929. Bacharelou-se em Direito pela Faculdade Mineira de Direito da Universidade Católica de Minas Gerais. Pós-graduou-se em Direito Público pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem também especialização em Direito Administrativo, Tributário e Constitucional.

Exerceu o Magistério como Professor de Direito Administrativo da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Professor-Assistente de Direito Administrativo da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais e Regente da disciplina "Direito Comparado", da 2a série, da Seção de Direito Público, do Curso de Doutorado da Faculdade de Direito da Universidade de Minas Gerais. Foi Delegado do Tribunal de Contas da União, em Minas Gerais, e Secretário de Estado da Educação.

Na Magistratura, foi Juiz Suplente da Junta de Conciliação e Julgamento de São João Del Rei, do Tribunal Regional do Trabalho da 3a Região, Juiz Substituto do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, Juiz Efetivo do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais. Ocupou a vaga de Desembargador destinada à classe dos Advogados. Nessa condição, foi Vice-Presidente e Corregedor do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, Corregedor de Justiça, Vice-Presidente e Presidente do Poder Judiciário Mineiro.

Foi, ainda, Diretor da Escola Judicial "Desembargador Edésio Fernandes" e Presidente da Comissão Executiva do Colégio Permanente de Presidentes de Tribunais de Justiça, por 15 anos. No Encontro de Salvador, em maio de 2011, foi aclamado Sócio Honorário Permanente do Colégio de Presidentes.

Artigos publicados

Presidentes de Tribunais de Justiça